É muito comum que o empresário rural inicie o processo de controle de suas informações através da utilização de uma planilha de custos agrícolas ou ainda uma planilha de custos agropecuários. Estas planilhas, às vezes estruturadas a partir de idéias do próprio empresário rural ou ainda com estruturas elaboradas por órgãos de assistência técnica, são um excelente ponto de partida para propriedades que iniciam seus controles das informações técnicas e financeiras da propriedade.
As planilhas para serem simples, devem gerar resultados sem grande complexidade evitando cruzamentos de informações mais sofisticados.Na medida em que o produtor começa a demandar cruzamentos de informações mais sofisticados de sua planilha de custos agrícolas, a planilha forçosamente se tornará mais complexa com a criação de macros, planilhas múltiplas relacionadas e etc. Desta forma,a a simplicidade original vai se perdendo e a estruturação da planilha vai demandando cada vez mais, esforços de programação por parte do empresário rural ou das pessoas responsáveis pela administração. É neste momento que a implantação de um software para a fazenda deve ser analisada.
A maior vantagem de um software é que o mesmo, desde que bem projetado, já virá pronto para receber dados dentro de uma estrutura adequada a maior parte dos resultados desejados pelo empresário rural. O empresário, que, usando apenas sua planilha de custos agrícolas, deveria ele mesmo criar fórmulas e estruturas para que a geração das análises desejadas fosse possível, passa com o software a se concentrar na qualidade da alimentação dos dados e na análise dos resultados gerados atraves dos dados alimentados. Assim, este empresário usará seu tempo em análises que apenas sua experiência permite deixando o esforço de programação para a empresa fornecedora do software. As planilhas podem sim ser ainda usadas mas apenas de forma complementar e moderada, para resultados adicionais ou análises particulares não cobertas pelo software já que nenhum software gera 100% dos resultados desejados.
O Gerente AgroNegócios S5 é um software para fazenda com recursos para a administração da agricultura, máquinas, pecuária e financeiro.
A integração entre os módulos é total gerando por exemplo baixas no estoque com a utilização de insumos na agricultura ou na pecuária.
Vários relatórios gerenciais podendo qualquer um deles ser exportado para Excel ou PDF.
Um software agrícola compacto e integrado que possibilita qualidade na gestão da propriedade e no planejamento rural.
Voltado para propriedades que ainda não podem usar uma ferramenta totalmente Web por não contarem com conexão adequada de Internet.
Ao lançar uma nota fiscal, o estoque é atualizado, custos de referência dos insumos ajustados, contas a pagar e receber ajustadas e extratos bancários contabilizam os valores das parcelas de pagamento.
Ao registrar uma atividade, os custos de produção são atualizados com base no custo de referência dos insumos, o estoque recebe a baixa dos insumos e a máquina usada na aplicação bem como o implemento tem sua vida útil e depreciação atualizadas.
As máquinas e implementos tem sua vida útil e depreciação calculadas a partir da utilização das mesmas nas atividades. Manutenções preventivas podem ser cadastradas de forma a gerar relatórios indicando as manutenções a serem realizadas na medida em que as máquinas sejam usadas.
Os estoques são integrados com o financeiro para a baixa dos produtos comercializados e entrada automática dos insumos adquiridos.Com as atividades agrícolas para baixa dos insumos usados nas atividades e com a gestão das máquinas para baixa de combustíveis e peças.
Módulo de gestão de custos de produção agrícola multi atividades e multi empreendimentos.
Módulo financeiro com estruturas do plano de contas gerencial e centros de custos configuráveis.
Módulo de gestão das máquinas e implementos.
Módulo de pecuária com controle individual e lotes.
Controle das manutenções preventivas com alertas automáticos.
Apura custos de produção para atividades agrícolas e de outras naturezas..
Multi-fazenda.
Apura custos de produção para atividades agrícolas e de outras naturezas.
Operação integrada entre os módulos.