Contas de banco e caixa
Quando falamos em controles financeiros uma necessidade fundamental é a
definição das contas de banco e caixa com as quais trabalhamos.
Podemos pensar em cada conta como um ponto de estocagem de
dinheiro.
Toda despesa ou investimento implica em retirarmos ou prevermos a
retirada de dinheiro de alguma conta e da mesma forma toda receita irá
gerar a entrada ou previsão de entrada de dinheiro em alguma conta.
Além disto podemos ter movimentações apenas de transferência de moeda
entre duas contas não havendo neste caso qualquer tipo de gasto ou
receita mas apenas a movimentação física de moeda entre as contas.
Podemos ver as contas como os depósitos onde armazenamos nosso dinheiro.
No caso das contas bancárias, poupança e investimentos, estes
"depósitos" ficam nos bancos. No caso da conta "caixa" o depósito fica
localizado na própria empresa.
Há também o caso das conta de "previsão". Vamos imaginar a seguinte
situação : assumimos o compromisso de pagar R$ 1.000,00 a um fornecedor
com o prazo de 30 dias. Quando definimos este compromisso não sabemos
qual conta iremos usar para quitar o compromisso em seu vencimento ( a
menos é claro que tenhamos usado um cheque pré-datado por exemplo e
neste caso a conta seria a conta banco associada ao cheque ). Para
situações como esta deveremos ter sempre as contas de previsão que serão
as seguintes : "A pagar" e "A receber".
Assim ao lançar o compromisso associaremos o mesmo À conta "A
pagar" e quando formos efetivamente quitá-lo alteraremos a
conta retirando a conta "A pagar" e informando a conta
efetivamente usada para o pagamento.
Extratos
Uma função essencial em qualquer sistema de gestão é a possibilidade de
gerar relatórios apresentando as movimentações e o saldo de cada conta,
os extratos. Os extratos nos permitem acompanhar as movimentações
ocorridas em cada conta de forma a que possamos entender como o saldo
final foi formado.
Veja aqui um exemplo de extrato bancário gerado com a linha de softwares
Gerente S7.
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