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Plano de Contas Gerencial

O objetivo de um plano de contas é simplesmente permitir que possamos classificar de forma adequada as movimentações financeiras ocorridas na empresa.

O que é uma "conta" ?

 Imagine um produtor que vai até seu fornecedor de insumos, adquire 10 sacos de cimento a R$ 20,00 cada um e anota no canhoto de seu talão de cheques o seguinte :

""R$ 200,00 gastos com a compra de cimento"

Neste caso a conta é "compra de cimento". A conta simplesmente explica como o dinheiro foi gasto ou ganho.

Podemos pensar em um plano de contas como se fosse uma lista com todas as formas possíveis de explicar como o dinheiro pode sair ou entrar no caixa da empresa.

A partir da montagem de um plano de contas e do registro das movimentações financeiras classificando cada lançamento com a conta adequada um software de gestão pode gerar informações como "quanto foi gasto com insumos nos últimos dois meses" ou "qual o montante das receitas geradas pela venda da produção de soja na última safra".

Assim além de permitir ao sistema gerar informações gerenciais mostrando como ocorrem suas despesas, receitas e investimentos o plano de contas também é a base para a montagem dos orçamentos empresariais. Nem sempre as empresas trabalham com orçamentos mas eles são ferramentas excelentes para direcionar as despesas e investimentos visando manter estas movimentações dentro dos limites previstos e garantir seus lucros.

Quantas contas deve ter um plano de contas ?

 Não há um tamanho padrão para um plano de contas. O número de contas deve ser compatível com as atividades exercidas na propriedade. Um bom software de gestão dever ter a flexibilidade de permitir a criação de novas contas na medida em que isto se faça necessário como também permitir a exclusão de contas que se mostrem desnecessárias ao longo do tempo.

Contas com níveis e sub-níveis

No caso de propriedades de pequeno porte, as contas em geral terão um único nível enquanto que em propriedades maiores os planos de contas tendem a permitir a criação de níveis e sub-níveis.

Abaixo temos um exemplo de plano de contas usado em uma propriedade de pequeno porte através do software Gerente AgroNegócios S2. Neste caso as contas contém um único nível cada uma e estão contidas nos grupos Despesas, Receitas e Investimentos.

 

Como citado anteriormente, no caso de propriedades maiores, em geral teremos planos de contas estruturados em vários níveis.

Disponibilizamos aqui um relatório com um exemplo de plano de contas, usado em uma propriedade de medio porte, preparado com o software Gerente AgroNegócios S5. Clique aqui para abrir este relatório em formato PDF

E aqui mais um exemplo de um plano de contas usado em uma propriedade operando com a linha Gerente S7. Clique aqui para abrir este relatório em formato PDF